Lançamento de nova ferramenta do TJ – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) foi uma das instituições participantes da etapa de testes de dois protótipos tecnológicos desenvolvidos por duas empresas mineiras selecionadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A ferramenta foi apresentada em cerimônia na segunda-feira (19/2).
O objetivo é facilitar o atendimento ao público que comparece ao Fórum Lafayette, disponibilizando ao usuário, dentre outros serviços, a consulta a processos e movimentações; pauta de audiências; acesso a documentos como certidões de comparecimento a audiências; e acesso a informações relevantes como localização de varas, endereços e contatos de instituições.
Além da DPMG, também participaram dos testes diversos órgãos do sistema de Justiça, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), a Polícia Civil e a Polícia Militar. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa primeira etapa foi realizada desde o dia 1º de fevereiro, auxiliando os atendimentos de demandas direcionadas aos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juvid) da Comarca de Belo Horizonte. Para os próximos passos, o TJMG irá avaliar os dados obtidos a partir dos relatórios gerados, mostrando o perfil dos atendimentos realizados e os resultados, e avaliar a possibilidade de implantação definitiva dos sistemas.
No evento de apresentação, a defensora pública Karina Rodrigues Maldonado representou a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias. Também estiveram presentes, pela DPMG, a coordenadora do Atendimento da Capital, defensora pública Raquel de Souza Pyramo Novaes; e a servidora do Atendimento, Ana Carolina Gonçalves Petracconi.
Também participaram da solenidade Rafael Henrique Martins Fernandes, promotor de justiça e coordenador de Planejamento Institucional do MPMG; a delegada Isabella Franca Oliveira, representando a chefe da Polícia Civil do Estado, delegada-geral Letícia Gamboge; a tenente-coronel Ivana Ferreira, representando a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Fabiano Louzada, da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo; e Euler Rodrigues de Alencar, analista estatístico do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com informações do site do TJMG.