Reunião do Condege – A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, e o subdefensor público-geral Nikolas Stefany de Macedo Katopodis participaram, nesta quinta-feira (9/2), da 71° reunião do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), organizado pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em Brasília.
O destaque na pauta foi a criação de um Grupo de Trabalho para atuar, emergencialmente, junto ao povo da Terra Indígena Yanomami, localizada no estado de Roraima.
O intuito é atuar com medidas para enfrentar a crise humanitária vivida pelos povos indígenas em razão do garimpo ilegal, estabelecendo a dignidade para os moradores da região.
Durante o encontro também ficou definida a criação de uma comissão para tratar de ações estratégicas que atendam às demandas dos povos tradicionais, grupos de pessoas que possuem uma cultura diferenciada da cultura predominante local e que mantêm um modo de vida intimamente ligado ao meio ambiente natural em que vivem.
Os líderes das Defensorias Públicas do país também se reuniram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A reunião teve como intuito abordar as demandas das Defensorias do Brasil.
Com informações da Ascom/DPDF