Integrando o II Curso Defensoras Populares, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), levou as alunas para uma série de visitas técnicas não obrigatórias a 13 serviços e equipamentos públicos de referência para o atendimento, promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres em Belo Horizonte.
As visitas foram concluídas na tarde do dia 21 de junho (sexta-feira) e possibilitaram às formandas defensoras populares conhecer as instituições que realizam atendimento às mulheres em situação de violência de gênero em Belo Horizonte.
A Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM) organizou as visitas em parceria com o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM-BH), e contou com o apoio logístico da Diretoria de Transportes, Serviços Gerais e Infraestrutura da DPMG. Ao longo de oito dias, cerca de 25 mulheres integralizaram 20h das atividades práticas complementares no âmbito do curso.
Foram visitados os seguintes equipamentos:
– Exposição: “Sentidos do Nascer”
– Casa da Mulher Mineira
– Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDMBH)
– 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar (2º JUVID)
– Casa Tina Martins
– Companhia de Prevenção à Violência Doméstica (PVD)
– Centro Risoleta Neves de Atendimento (CERNA);
– Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar
– Centro Especializado de Atendimento à Mulher Benvinda (CEAM BENVINDA)
– Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerâncias (DEMID)
– Defensoria Especializada de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH)
– Coordenadorias de Atuação Estratégica (CAEs)
– Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH)