Mês da Imprensa Livre – A chefe de Gabinete da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), defensora pública Caroline Goulart Teixeira, representou a Instituição no evento comemorativo ao “Mês Internacional da Imprensa Livre”, nesta terça-feira (30/5), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça em Belo Horizonte.
A programação, organizada pelo Ministério Público de Minas Gerais, incluiu palestra com o tema “O Observatório Nacional de Direitos Humanos e o trabalho da Secretaria Nacional de Justiça para assegurar a liberdade de imprensa”, ministrada pelo secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho Neto.
Houve também debate com o tema “Desafios Contemporâneos para a Liberdade de Imprensa: desinformação, discurso de ódio e regulamentação das plataformas de grandes Big Techs”, com a participação de Artur Romeu, diretor da ONG Repórteres Sem Fronteiras; Taís Gasparian, advogada e fundadora da ONG Tornavoz; e Augusto de Arruda Botelho Neto.
Ao final, o promotor de Justiça e coordenador-geral do Observatório de Direitos da Democracia, Emmanuel Levenhagen Pelegrini, fez a apresentação da atualização do “Relatório Violência contra Comunicadores no Brasil – um retrato da apuração nos últimos 20 anos” e do “Portal do Observatório”.
Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o procurador de Justiça e coordenador da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI-MPMG), Eduardo Henrique Soares Machado.