Eventos da Cepiped/DPMG – O defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Cepiped) defendeu o uso medicinal da cannabis em debate realizado durante audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Este foi um dos eventos em que ele representou a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no mês de abril.
Juntamente com médicos e pesquisadores, que apresentaram evidências científicas de melhora de pacientes com diversas doenças após o uso da planta, o defensor público se mostrou a favor do uso medicinal da cannabis e ressaltou a importância de se discutir alternativas à judicialização.
Durante o debate, que ocorreu no dia 26 de abril, Luís Renato Arêas mencionou o filho de 11 anos, com autismo e que faz uso do CBD, e defendeu a criação de leis estaduais e a fiscalização de seu cumprimento. “Precisamos atentar para a fase de implementação da lei; muitas vezes, na hora do cidadão obter a medicação, o estado bloqueia ou fornece de forma descontínua”, alertou.
Além da presença na audiência da ALMG, o defensor público também participou, ao longo do mês, de diversos eventos culturais e acadêmicos ligados à defesa dos Direitos Humanos, representando a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
No dia 19 de abril, ele foi entrevistado no segundo episódio do Programa Fora da Curva, juntamente com a neuropediatra Marli Marra, especialista em diagnóstico de autismo e presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi.) Ambos debateram a questão do autismo e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência.
Em seguida, foi jurado das redações educacionais no 1º Sarau da Faculdade de Saúde da Santa Casa BH, ofertado pelo Curso de Gestão Hospitalar da instituição como forma de apoio à escrita, inovação e empreendedorismo. Com o tema “Despertando talentos e produzindo arte”, o evento também contou com apresentações musicais, danças, recitais de poemas, proporcionando um espaço de celebração e valorização da cultura.
No dia 24, participou de palestra na unidade de Contagem do Centro Universitário UNA, que integrou o evento “Abril Azul”, cujo objetivo foi conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Por fim, Luís Renato Arêas fez uma apresentação como palestrante convidado no 1º Simpósio de Neurociência do UNA, ressaltando a importância das discussões sobre TEA e da atuação do conselho na área da neurociência. O evento aconteceu no Campus Aimorés da universidade.