Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias será condecorada com a Medalha de Minas. Prefeito e ex-prefeito entregaram convite para cerimônia no dia 16
O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, e a chefe de Gabinete da DPMG, defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, receberam o prefeito e o ex-prefeito de Mariana, Juliano Duarte e Duarte Júnior, respectivamente, em uma visita institucional ao Gabinete da Defensoria-Geral.
Durante o encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (12/7), Juliano Duarte entregou para a chefe de Gabinete, em mãos, o convite para a solenidade de entrega da comenda do Dia de Minas, homenagem com a qual Raquel da Costa Dias será agraciada.
A cerimônia de outorga da medalha será no dia 16 de julho, data em que se comemora o aniversário de Mariana e o Dia do Estado de Minas Gerais.
Instituída em 1979, a data relembra a chegada da expedição chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, em 1696, ao local em que seria fundada a cidade – primeira vila e capital de Minas Gerais.
O evento marca a importância do município como a primeira sede do Governo Estadual e, simbolicamente, a capital mineira é transferida para Mariana por um dia.
Medalha de Minas
Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual.
Em 19 de outubro de 1979, o governador Francelino Pereira sancionou a Lei 7.561, instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.
A comenda presta homenagem às pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município e de Minas Gerais.
O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, foi agraciado com a comenda em 2017.