O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, integrou a mesa de honra em sessão histórica realizada nesta segunda-feira (14/12), pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, em Belo Horizonte.
O desembargador Marcos Caldeira Brant procedeu à leitura do alvará régio de criação da Capitania das Minas e dos Matos Gerais, assinada pelo rei de Portugal, Dom João V, em 2 de dezembro de 1720. Uma cópia do documento foi entregue ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.
O decano do TJMG, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, foi o orador oficial da sessão. “O que esperamos e sonhamos é que brasileiras e brasileiros sigam sempre na busca e na construção de valores e princípios que objetivem, sempre, uma sociedade cada vez melhor, livre, justa, plural e solidária, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, como declara a Constituição de 1988, apesar dos grandes e tristes retrocessos de que, muitas vezes, todos temos sido testemunhas”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o presidente do TJMG, Gilson Lemes, disse que “celebrar estes três séculos de existência é rememorar a relevância de nosso território e dos grandes personagens que construíram nossa história, nos mais diversos campos — nas artes, nas ciências, na literatura, na política. É também enaltecer e reconhecer a contribuição de Minas para o desenvolvimento da nação brasileira”.
Mesa de honra
Também compuseram a mesa de honra, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o vice corregedor-geral de Justiça, desembargador Edson Feital Leite; o desembargador Marcos Lincoln, representado o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alexandre Victor de Carvalho; e a procuradora-geral adjunta jurídica, Eliana Falcão, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.
Estiveram presentes à Sessão do Órgão Especial, ainda, magistrados, servidores e colaboradores.
Fonte: Ascom/DPMG, com informações do TJMG