Ato em memória às vítimas de Brumadinho – A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em ato público que marcou os quatro anos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.
O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25/1), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e contou com autoridades de instituições governamentais e do Sistema de Justiça, acadêmicos e representantes de movimentos sociais – como o Movimento dos Atingidos por Barragens, organizador do ato – e das pessoas atingidas pelo desastre.

Há exatos quatro anos, em 25 de janeiro de 2019, a barragem da empresa Vale se rompeu, deixando 272 pessoas mortas e graves danos humanos, socioeconômicos e ambientais. A Defensoria Pública de Minas atuou desde as primeiras horas no acolhimento e atendimento à população local e se solidariza com as vítimas, familiares e amigos.
Também estiveram presentes no ato o ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto; a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; o procurador-geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o procurador do Ministério Público Federal, Carlos Bruno Ferreira da Silva; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; e a economista Luiza Dulci, entre outras autoridades e pessoas convidadas e convidados.