No dia 23 de agosto, a defensora pública Darcilene da Consolação Neves Pereira, com atuação na 1ª Defensoria das Famílias da Defensoria Pública de Minas Gerais em Barbacena, ministrou uma palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Senhora dos Remédios.
Dentre os assuntos abordados, foi destacado a origem da Lei Maria da Penha e o significado da campanha “Agosto Lilás”, mês em que é comemorado o aniversário de criação da lei e são levantados assuntos pertinentes ao tema de violência de gênero.
A defensora comentou sobre expressões do gênero feminino e como a mulher é estruturada dentro da sociedade, além de enfatizar como esses padrões criam diferentes tipos de violência doméstica.
Em desfecho, Darcilene falou sobre a relevância do tema e sua importância na educação em direitos, conscientizando as mulheres sobre a necessidade de interromper o ciclo da violência através dos canais de denúncia e demonstrando como as medidas protetivas previstas na lei auxiliam as vítimas.