Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022 – A defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública mineira, participou da abertura da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022, realizada na sexta-feira (7/10), em Belo Horizonte.
A Copa dos Refugiados e Migrantes acontece em 2022 depois de dois anos sem etapas em razão da pandemia de Covid-19. Neste ano, a Copa está sendo realizada em sete capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), envolvendo 54 seleções e mais de 1.100 jogadores de 48 nacionalidades.
O evento esportivo envolvendo refugiados e imigrantes no Brasil busca promover a socialização, mostrar toda a resiliência e perpetuar a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes nacionalidades, contribuindo para o enfrentamento do preconceito e da xenofobia ao incentivar a inclusão dessa população no Brasil.
A Copa dos Refugiados e Imigrantes é um projeto nacional, realizado pela organização Pacto pelo Direito de Migrar (PdMig) e com os apoios institucionais da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Agência da ONU para Migrações (OIM).
Em Minas Gerais, a organização do evento foi realizada com apoio da Associação La Casa Común del Pan, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), a Associação Mineira do Ministério Público, a PUC-Minas e a organização Reuniu-MG.