Reflexão e combate à violência contra as mulheres – A defensora pública Diana Fernandes de Moura, coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero em Belo Horizonte (Nudem/BH), participou nos dias 18 e 19 de agosto, da II Semana de Reflexão e Combate à Violência Contra a Mulher, promovida pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e o Teatro Feluma em Belo Horizonte.
O encontro, que reuniu importantes nomes da psicologia para debater sobre os avanços no combate à violência de gênero, teve como objetivo criar um espaço seguro e inclusivo para a discussão aberta sobre as diferentes formas de violência que as mulheres enfrentam e como as sociedades podem trabalhar em conjunto para combatê-la.
No dia 18 (sexta-feira), houve a encenação da peça “Cartas da Prisão”, realizada pela atriz Chica Portugal, que narra a história de uma dona de casa que troca cartas com um serial killer que está preso. A trama mistura ficção com relatos reais de mulheres que sofreram diferentes formas de abuso de seus companheiros.
Após a encenação da peça, houve uma roda de conversa, em que a defensora pública atuou como debatedora, levantando questões importantes acerca da violência que as mulheres têm enfrentado.
Já no dia 19 (sábado), foi realizada a exibição do documentário “O Silêncio dos Homens”, produzido pelo Instituto Papo de Homem (PDH), o qual tem o objetivo de provocar reflexão sobre o modelo de masculino que se impõe sobre meninos e homens, e como isso acaba por silenciá-los ao longo da vida.
A manhã também foi marcada por palestras. A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Pereira dos Santos palestrou sobre o tema: “Violência Contra as Mulheres: Espaços de Luta e Possibilidades de Enfrentamento”.
Com a facilitação da psicóloga Simone Francisca de Oliveira, o psicanalista Yan Ribeiro, do Instituto Casa Palavra, expôs a temática “Existe Diálogo Possível Entre os Homens e a Atenção à Violência Contra a Mulher?”.
Após as explanações, houve roda de conversa entre os participantes.
O evento também contou com a participação das professoras de psicologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Cíntia Maria Teixeira, Isabella Cristina Barral e Patrícia Sampaio; da promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Patricia Habkouk; da assistente social da Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres de Belo Horizonte (DIPM-BH) Patrícia Sampaio, e do Psicoterapeuta do Núcleo de Mindfulness (Numi), Paulo Faleiro.