
‘Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica’ – A defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, à frente da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), representou a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em evento em Nova Lima, na manhã do último dia 1º de agosto (terça-feira).
A ação “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” faz parte da campanha “Agosto Lilás”, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do fim da violência contra as mulheres.
Realizado em frente à Unidade Operacional da PRF em Nova Lima (MG), na BR 040, o evento contou com a presença, além da DPMG, de representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Guarda Civil de Contagem.
A operação fez parte de uma ação em conjunto realizada ao redor do estado, nos postos da PRF em Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Lima, Paracatu e Uberlândia.
Ao longo da manhã, condutores e passageiros foram abordados e convidados a participarem de uma sessão interativa, com vídeos educativos de curta duração sobre o tema, bem como entregues materiais informativos para conscientização. Outras ações estão agendadas para serem realizadas ao longo de todo o mês de agosto.
Campanha
A campanha “Agosto Lilás” foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, que criminalizou casos de violência doméstica e familiar e ofereceu recursos para prevenção e combate a crimes desse tipo. O objetivo é alertar e instruir a população sobre a importância da prevenção e do combate à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.