Eficiência energética nas APACs – Na última sexta-feira (23/6), a defensora pública e conselheira da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Ana Paula Starling, e o defensor público e coordenador de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), Leonardo Bicalho de Abreu, representaram a Instituição na solenidade de entrega dos trabalhos de eficiência energética na APAC feminina de Belo Horizonte/MG.
O programa, em parceria com a Cemig, promove o uso eficiente da energia, com a redução de consumo, da demanda no horário de ponta do sistema elétrico e do desperdício com foco em sustentabilidade. A ação teve o apoio e participação do Instituto Minas pela Paz, Tribunal de Justiça e do Governo do Estado de Minas Gerais.
Para a defensora pública Ana Paula Carvalho Starling, acreditar no projeto APAC é muito mais grandioso do que a ressocialização dessas pessoas, que é o que diz o código penal. “Estamos levando de volta para casa mulheres que se separaram de seus filhos, companheiros, mães. Estamos devolvendo esta mulher muito melhor do que ela ingressou no sistema, a transformação é grande. Minha gratidão pela existência da metodologia apaqueana”, afirma.
A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos, que tem a missão de congregar a manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as APACs do exterior.
Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.
Presenças
Também estiveram presentes no evento o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; a desembargadora e coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado do Acre/AC, Eva Evangelista de Araújo Souza; o juiz e coordenador-executivo do Programa Novos Rumos, Gustavo Moreira; o presidente do Minas Pela Paz e vice-presidente do Conselho de Administração da FBAC, Cledorvino Belini; a diretora-geral da FBAC, Tatiana Flávia Faria de Souza; e o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.