Evento encerra a programação da Instituição em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realiza no dia 23 de maio mais uma edição do já tradicional Casamento Comunitário de Belo Horizonte. O palco do evento será o Minascentro, que receberá 225 casais para uma cerimônia especialmente preparada para eles.
Os noivos serão recebidos com uma ornamentação especial, haverá tapete vermelho para entrada ao som da marcha nupcial, bolo fake, troca de alianças, benção ecumênica, cabine de fotos, sorteio de presentes e entrega de bem-casados.
A realização da cerimônia conta com a ajuda de parceiros, que se unem em uma rede de solidariedade para realizar o sonho de casais que desejam formalizar sua união, mas não reúnem condições financeiras de arcar com as taxas dos cartórios.
Bodas de Diamante
Esta edição terá uma participação especial. Gerli e José estão contando os dias para participar do casamento em que vão celebrar os 60 anos que estão juntos. Ela, aos 72 anos, e ele, aos 75, depois de quatro filhos e dez netos, irão finalmente realizar o sonho do grande dia.
Em junho deste ano, o casal comemora as Bodas de Diamante. Gerli conta que a longa união deles é uma história de muito amor. “Perguntei ao José o que ele queria de presente pelas bodas e ele respondeu: quero o que você sempre desejou, o nosso casamento”, disse ela.
A sorte deu uma mãozinha. No dia seguinte, no ônibus, o casal viu o anúncio das inscrições para o Casamento Comunitário realizado pela Defensoria Pública. Inscrições feitas, agora a família toda vive a felicidade e a expectativa pela renovação dupla dos votos de Gerli e José.
Além de celebrar o amor e incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares, a união civil garante aos casais segurança jurídica em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança. A iniciativa da DPMG, totalmente gratuita e em parceria com os cartórios, é voltada para pessoas vulnerabilizadas que não têm condições de arcar com taxas e emolumentos.
São parceiros da iniciativa o Governo do Estado de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os Cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG).
Também colaboram como parceiros desta edição Grupo Suggar, Churrascaria Farroupilha Grill Pampulha, Restaurante do Porto, Porcão BH, Pizzaria Guarani, Aninha Doces Confeitaria Artesanal, Dayrell Hotel e Centro de Convenções, Hotel Mercure, Esquina do Pijama, Arfas Cerimonial e Promoções, Roberta Reis Moda Festa, Cabine de Fotos, OOH Brasil, Buffet Catharina, Sicoob Coopjus e Rsom Produção Audiovisual, Casas Lealtex, Enoteca Vino Mio, CBTU, BHTrans e Copasa, .
Mais de 8 mil pessoas atendidas
Mais de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG desde a primeira edição do evento. A iniciativa acontece em Belo Horizonte e também em unidades no interior desde 2009.
O evento encerra a programação da Semana da Defensoria Pública promovida pela Instituição em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.
Além do Casamento Comunitário, que marcará a celebração data junto à população, a Defensoria de Minas promoverá também, nos dias 18 e 19 de maio uma diversificada programação técnica interna, voltada para a troca de experiências e aprimoramento profissional das defensoras e defensores públicos. Veja aqui.
Serviço:
Casamento Comunitário de Belo Horizonte/2023
Data: 23 de maio
Local: Minascentro – Avenida Augusto de Lima 785, Centro
Horário: 10 horas
Alessandra Amaral – Jornalista/DPMG