O coordenador local da Unidade da Defensoria Pública de Minas em Ituiutaba, Francis Junio de Oliveira, e a defensora pública Mírian Luce Alves de Araújo participaram da cerimônia de inauguração da unidade de regime fechado da Associação de Proteção aos Condenados (Apac) de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
A solenidade aconteceu no dia 29 de outubro, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, entre outras autoridades. O presidente do TJMG lembrou que Minas Gerais abriga 39 das 54 Apacs em funcionamento no País.
Construída com recursos provenientes de prestações pecuniárias da comarca, a nova unidade tem capacidade para abrigar 30 recuperandos, mas pode ser adaptada para um total de 50 pessoas. Serão cinco alojamentos para seis pessoas. O espaço está equipado com salas de aula, cela íntima, auditório e refeitório, além de espaço multiuso.
De acordo com o juiz Silas Dias de Oliveira Filho, da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórios da Comarca de Ituiutaba, os detentos serão transferidos gradualmente a partir da primeira semana de novembro.