Solenidade dos 248 anos da PMMG – A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, representou a Instituição na solenidade comemorativa aos 248 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, nesta quinta-feira (15/6). O evento foi realizado no pátio da Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte.
Na ocasião, militares, personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à PMMG foram agraciados com a Medalha Alferes Tiradentes, a maior comenda da corporação. Ela foi instituída pelo Decreto Estadual 29.774 de julho de 1989, constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
O evento foi presidido pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e contou com as presenças do chefe do Estado-Maior, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, do chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Frederico Otoni Garcia, coronéis do alto-comando da PMMG, entre outras autoridades e familiares dos agraciados.
Medalha do Mérito Profissional
Na quarta-feira (14/6), também como parte das comemorações pelo aniversário, a PMMG fez a outorga da Medalha de Mérito Profissional, agraciando policiais militares de todos os postos e graduações que se empenharam, de maneira diferenciada, para engrandecer, cada vez mais, a imagem da instituição perante a sociedade mineira.
O chefe da Assessoria Militar da Defensoria Pública de Minas Gerais, tenente-coronel William Machado, foi um dos agraciados. Criada pela Lei nº 5.532, de 23 de setembro de 1970, e regulamentada pelo Decreto nº 13.025, de 28 de setembro de 1970, a Medalha é destinada a galardoar atos de bravura ou ações meritórias praticadas por servidores da ativa, reserva ou reformados, bem como a conduta funcional e particular do militar.