DPMG participa de inauguração da Central de Monitoramento de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar

Por Assessoria de Comunicação em 19 de abril de 2022

Foi inaugurada nesta segunda-feira (18/4) a primeira Central de Monitoramento de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de mapear, organizar e otimizar informações relativas à prática da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas.

A defensora pública auxiliar da Defensoria Pública-Geral e coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Samantha Vilarinho Mello Alves, representou a DPMG no evento.

Além dela, estavam presentes a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Caixeta; entre outras autoridades.

 Defensora pública Samantha Vilarinho (primeira à direita) na solenidade de inauguração da Central de Monitoramento Prevenção à Violência Doméstica e Familiar do Estado de Minas Gerais – Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Com a atuação unificada da coleta de dados e da intervenção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do MMFDH, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Civil de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais, será possível compreender o complexo modo como ocorrem as violências e atenuar os seus efeitos na sociedade, considerando-se as especificidades de cada região de Minas.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, destacou que “a iniciativa vai capacitar a nossa Polícia Militar a fazer um trabalho com mais eficiência e com foco na redução dos índices de violência doméstica e familiar. Poderemos direcionar nossos esforços com base em dados e estatísticas coletadas a partir de informações cedidas pelas outras instituições”.

Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS