Novos defensores públicos recebem visita da PMMG no interior

Por Assessoria de Comunicação em 22 de fevereiro de 2021

Objetivo é promover a aproximação interinstitucional, facilitando o contato profissional e estabelecendo uma ponte direta entre os dois órgãos

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) tem promovido, ao longo deste mês de fevereiro, encontros entre as defensoras e defensores públicos recém-empossados, designados para atuação no interior, e os comandantes locais da Polícia Militar.

A articulação tem sido intermediada pela Assessoria Militar da DPMG, por meio do assessor militar da Instituição, tenente coronel PM William de Oliveira Machado.

Como resultado, novos defensores lotados no interior já estão recebendo a visita de representantes da Polícia Militar. No total, a iniciativa vai alcançar 16 unidades da DPMG: Januária, Governador Valadares, Ipatinga, João Monlevade, Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro, Guanhães, São João da Ponte, Montes Claros, Francisco Sá, Pirapora, Caratinga, Abre Campo, Curvelo, Ubá, Ponte Nova.

O objetivo, além da aproximação interinstitucional, é facilitar o contato profissional e estabelecer uma ponte direta entre os dois órgãos, criando uma via de comunicação mais rápida entre o defensor público e o comando da unidade local da PMMG.

A iniciativa colabora na consolidação do compromisso da Defensoria Pública e da Polícia Militar de Minas Gerais em trabalharem juntas, em prol da população mineira.

João Monlevade

A unidade da DPMG em João Monlevade é uma das que já recebeu a visita da Polícia Militar. Para a defensora pública Jessica Rayllane Alencar Guimarães, “a inciativa foi excelente e certamente agregará valor à parceria já existente entre a Defensoria e a PMMG, principalmente na defesa dos direitos humanos e dos grupos vulneráveis”.

Defensora pública Jessica Rayllane e a tenente Graça

Montes Claros

Já o defensor público Lucas Aparecido Alves Nunes, em atuação em Montes Claros, destaca pontos comuns entre as duas instituições.  “A Polícia Militar, assim como a Defensoria Pública, lida diária e pessoalmente com o cidadão mineiro.  Somos o contato estatal de vanguarda com o público e temos esse contato olhos nos olhos para ouvir os anseios da população”, salientou.

Defensor público Lucas Aparecido acompanhado pelo capitão Ibernon e pelo tenente Gildo

Teófilo Otoni

Em Teófilo Otoni, além das defensoras públicas Lígia Olimpo e Giulia Gonzalez e do comandante do 19º BPM, tenente coronel Rafael Duarte Muniz, o encontro contou com a participação do prefeito Daniel Sucupira, dos magistrados Emerson Chaves e Barbara Lívio, do promotor de Justiça Bernardo Drumont, e da advogada Maria Beatriz Cunha.

Durante a reunião, foi estruturado o Grupo de Trabalho de Prevenção e Repressão à Violência Doméstica, integrado pelo Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil e Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.

A intenção é traçar estratégias para subsidiar um plano de ação para que de forma interagida possam reduzir a incidência da violência doméstica no município e região.

Curvelo

Em Curvelo, a defensora pública Ana Flavia de Sousa e o defensor João Otávio Santiago Martelleto visitaram o 42º BPM, onde foram recebidos pelo comandante do Batalhão, tenente coronel Marcos Eliezer das Dores.

No encontro, o comandante apresentou os resultados do trabalho estratégico desenvolvido pela corporação na região e as duas instituições reafirmaram o compromisso e a disponibilidade de apoio mútuo para melhor servir a população.

Alessandra Amaral – Jornalista / DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS