Defensoria Pública de Minas lança pesquisa de satisfação do serviço prestado ao cidadão

Por Assessoria de Comunicação em 14 de julho de 2021

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) lançou uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação do serviço prestado pela Instituição aos cidadãos, que está disponibilizada aos assistidos no site (defensoria.mg.def.br) e, em breve, no APP DPMG.

A pesquisa integra um dos 30 projetos previstos no Planejamento Estratégico 2018-2023 da DPMG.

De acordo com a Defensoria-Geral, trata-se de um dos projetos estratégicos, que tem por objetivo conhecer a opinião qualificada do cidadão assistido para buscar a prestação do serviço mais adequada e condizente com as necessidades da população.

“O serviço já se encontra disponível no site da Instituição. Em breve será disponibilizado também no aplicativo, a fim de ampliar o alcance da população”, explica a assessora de Administração Estratégica e Inovação, Letícia Fonseca Cunha.

A inciativa foi desenvolvida pela Defensoria-Geral em parceria com a Corregedoria-Geral e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Ao final de cada atendimento, o cidadão será direcionado à enquete para avaliar, entre outros, a qualidade do serviço e das informações prestadas e o tempo de atendimento.

De acordo com o corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira, de maneira geral a pesquisa vai permitir que a Instituição avalie o nível dos atendimentos, identificando possíveis desajustes e direcionando ações para a melhoria, canalizando esforços para a melhoria contínua da qualidade na prestação do serviço.

“Trata-se da implementação de mais um projeto inserido no Planejamento Estratégico, sendo que tal iniciativa busca aferir o grau de contentamento do assistido em relação à qualidade dos serviços prestados pela Defensoria Pública, direcionando nossas ações”, diz Galeno Siqueira.

Os investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação são importantes passos para a concretude ao Planejamento Estratégico 2018-2023 da DPMG.

A pesquisa de satisfação é parte relevante deste esforço, permitindo que a Instituição esteja cada vez mais próxima do cidadão, oferecendo serviços de qualidade e excelência.

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, registra que a implementação do Planejamento Estratégico na DPMG vem resultando no crescimento da Instituição, qualificação dos serviços, especialmente do atendimento ao cidadão mineiro.

“O cumprimento de mais um projeto do Planejamento Estratégico demonstra o compromisso com a implantação de medidas de governança e de gestão e, quanto à pesquisa de satisfação, de integridade, na medida em que ouvir o cidadão irá permitir conhecer e atuar em pontos específicos para a contínua qualificação do trabalho prestado pela DPMG”, afirma Gério Soares.

Vídeo tutorial mostra como participar da pesquisa.

Cristiane Silva / Jornalista DPMG

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