Chefe de Gabinete da DPMG é agraciada com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais

Por Assessoria de Comunicação em 16 de julho de 2021

Medalha_Raquel e diploma

O defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, representou a Defensoria de Minas Gerais (DPMG) na cerimônia de outorga da Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais, realizada em Mariana nesta sexta-feira (16/7).

A chefe de Gabinete da Defensoria Pública-Geral, defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, foi uma das 11 pessoas agraciadas nesta edição da condecoração. Ela recebeu a medalha das mãos do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant. O diploma foi entregue pelo prefeito de Mariana, Juliano Duarte.

O vice-governador Paulo Brant condecora a chefe de Gabinete da DPMG, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Também foram agraciados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes; o terceiro vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o desembargador Henrique Abi-Ackel Torres; o desembargador José Eustáquio Lucas Pereira; a diretora do Foro da Comarca de Mariana, juíza de Direito Cirlaine Maria Guimarães; as juízas de Direito Marcela Oliveira Decat De Moura e Renata Gil; o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; Thereza Cristina de Castro Martins Teixeira, da Advocacia-Geral do Estado; e Ana Cristina de Souza Maia, do Cori-MG.

A outorga, promovida pela prefeitura municipal, aconteceu durante as comemorações do aniversário de 325 anos de Mariana, primeira sede do Governo mineiro, e também pela celebração do Dia do Estado de Minas Gerais, em 16 de julho, data em que a capital é transferida simbolicamente para aquele município.

A insígnia é o reconhecimento oficial daqueles que contribuíram para o engrandecimento de Minas Gerais.

Integrou a programação da cerimônia, que marca a importância do município de Mariana como a primeira sede do Governo Estadual, a inauguração do Monumento Mariana e do novo Fórum da comarca. Missa solene na igreja Nossa Senhora do Carmo também celebrou a data.

Durante a cerimônia foi inaugurado o Fórum da comarca de Mariana

Medalha de Minas

Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual.

Em 19 de outubro de 1979, o governador Francelino Pereira sancionou a Lei 7.561, instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Ascom / DPMG (16/7/2021)

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS