Defensoria no Lar

Por admin em 27 de janeiro de 2020

monlevade (3)

Imagine um simples conflito com seu vizinho acabar na Justiça e, assim, levar anos para ser resolvido. As consequências podem ganhar contornos dramáticos e até imprevisíveis na convivência social.

Por mais simples que seja a pendência, quem já precisou recorrer à Justiça sabe o quanto pode ser demorada e desgastante a espera por uma decisão que vai dizer, afinal, qual das partes tem direito. Além do tempo do curso do processo, muitas vezes, a solução ao final não traduz em pacificação social, já que a decisão é ditada por um terceiro.

Para ajudar a resolver situações como essa, a Defensoria Pública de Minas Gerais foi às ruas e criou o programa Defensoria no Lar, levando um defensor público à casa dos cidadãos, o que possibilita buscar soluções para o conflito, ao apontar uma alternativa factível para aquela situação específica.

Além de oferecer uma solução extrajudicial, bem mais célere, a iniciativa promove a pacificação entre vizinhos, bem como favorece a orientação em direitos, essencial para despertar no cidadão a consciência de seus direitos e obrigações.

Em 2 meses de atuação:

+20 atendimentos

+70 % dos casos solucionados via conciliação

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS