“Novas tendências da atuação coletiva: Processos Estruturais” é o tema da live que a Defensoria Pública de Minas Gerais promove na quinta-feira (19/11), por meio de sua Escola Superior (Esdep).
A transmissão será às 19 horas pelo Instagram @defensoriamineira. Não é necessário se inscrever.
O debate conta com a participação dos defensores públicos Gustavo Francisco Dayrell de Magalhães Santos, de Minas Gerais, e Edilson Santana Gonçalves Filho, da Defensoria Pública da União.
Gustavo Dayrell é defensor público em atuação na comarca de Janaúba e membro do Conselho Superior da DPMG, biênio 2019-2021. Ex-assessor judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e ex-procurador do município de Sete Lagoas.
Edilson Santana Gonçalves Filho é defensor público federal, professor e escritor. Especialista em Direito Processual e mestrando em Direito (UFC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Processo Civil Contemporâneo (FPCC), liderado pelo prof. dr. Hermes Zaneti Jr.
Publicou, dentre outros, os livros “Defensoria Pública e a Tutela Coletiva de Direitos: teoria e prática”, “A Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais: sua vinculação às relações entre particulares” e “Custos Vulnerabilis: a Defensoria Pública e o equilíbrio nas relações político-jurídicas dos vulneráveis”, este último em coautoria.
A série de lives organizada pela Defensoria Pública mineira debate, entre outros, temas relacionados aos direitos humanos, acesso à justiça e cidadania, e conta com a presença de defensores públicos e convidados.