CURSOS E EVENTOS

Atuação estratégica nacional na defesa da criança e do adolescente

DATA

01/12/2023

HORÁRIO

09:00 a 12:00

LOCAL

Plataforma Teams

Post Thumbnail

DPMG participa de palestra sobre "Atuação Estratégica Nacional da Defensoria Pública na defesa da criança, do adolescente e de sua família em casos de acolhimento institucional”


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) por meio da sua Escola Superior (Esdep) participa no dia 1° de dezembro, da palestra "Atuação Estratégica Nacional da Defensoria Pública na defesa da criança, do adolescente e de sua família em casos de acolhimento institucional", promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro que conta com a participação de outras defensorias será de 9h às 12h.

A abertura e fechamento do evento será feita pelo coordenador da Comissão de Promoção e Defesa da Criança e Adolescente do Condege, defensor público da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), Fernando Redede Rodrigues.

O evento está organizado em dois painéis.

O primeiro, discutirá "Propostas para a atuação estratégica eficiente na defesa das crianças, adolescentes e suas famílias em casos de acolhimento institucional". Como debatedoras, participam a coordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPBA), defensora pública Gisele Aguiar Ribeiro Pereira Argolo e a defensora pública em atuação na Coordenadoria de Defesa da Criança e do Adolescente (Cdedica) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), Simone Moreira de Souza.

 

O segundo painel abordará a "Comissão temática - Acolhimento Institucional: apresentação do Manual de Acolhimento do Condege e terá como palestrantes a coordenadora da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), defensora pública Daniele Bellettato Nesrala; a coordenadora do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul (DPMS), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino; a dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS), Andreia Paz Rodrigues; o coordenador auxiliar do Núcleo Especializado de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPSP), defensor público Gustavo Samuel da Silva Santos e a supervisora do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), defensora pública Jacqueline Torres.

A inscrição prévia será necessária apenas para a obtenção de certificado de participação.

 

Clique aqui para realizar a sua inscrição no site da Escola Superior. 


A palestra é direcionada a defensoras e defensores públicos e será transmitida pela plataforma Teams. Clique aqui para assistir.