CURSOS E EVENTOS

Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis - racismo

DATA

22/10/2021

HORÁRIO

15:00 a 17:00

LOCAL

Microsoft Teams

Post Thumbnail

DPMG fala sobre racismo no 7° encontro do minicurso ‘Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis’

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), promove no dia 22/10 (sexta-feira), às 15 horas, o sétimo e último encontro do minicurso “Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis”.

O evento terá como palestrante defensora pública de Minas Gerais, Lígia Oliveira, e abordará o tema “Racismo”.

O curso é aberto ao público geral e transmitido via Microsoft Teams.



6º encontro: Grupo de mulheres

A defensora pública Liliana Fonseca foi palestrante do sexto encontro do minicurso ‘Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis’. No evento, ela abordou sobre grupo de mulheres no sistema prisional e os desafios relacionados a essa parcela da população.

Liliana ressaltou a respeito da situação em que as mulheres se encontram nas unidades prisionais, dados estatísticos correlacionados às prisões desse grupo hipervulnerável, além da necessidade de políticas públicas em defesa a essa população privada de liberdade.

“Os dados e estudos estatísticos são importantes para mapear a necessidade de criar e colocar em execução políticas públicas necessárias para esse grupo”, reforçou Liliana.

 A defensora pública falou também sobre os desafios da maternidade de mulheres em cárcere - como a privação do cuidado básico e convívio do filho com a mãe - e destacou a situação de hipervulnerabilização da mulher, estando em um ambiente considerado majoritariamente masculino.

Para a defensora pública, “as mulheres ainda são muito negligenciadas dentro do sistema prisional, e isso ocorre desde o início do processo, no diagnóstico do problema”.

A palestrante finalizou evidenciando as formas de exposição desse grupo no cárcere, uma vez que podem ser expostas aquelas que estão ali para visitas, e têm sua intimidade invadida com revistas vexatórias, ou mesmo aquelas privadas de liberdade, mas que são vítimas da vulnerabilização e hierarquia dentro do sistema carcerário.


 

Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis

O minicurso “Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis” foi dividido em encontros temáticos, todas as sextas-feiras, às 15 horas.

O curso debate temas diversos como racismo, grupo de mulheres, estrangeiros, entre outros.

Não é necessário fazer inscrições.

UNIDADES

BELO HORIZONTE - SEDE I

Compartilhar com: