Medalha da Inconfidência – O subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, recebeu nesta terça-feira (18/4) a Medalha da Inconfidência, com a qual foi agraciado em 2020, ano em que não houve a tradicional cerimônia de entrega por causa da pandemia de Covid-19.
A retirada da comenda aconteceu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Receber a honraria no ano de 2020, que marcou nossas vidas por causa da pandemia, é ainda mais significativo. Agradeço imensamente Defensoria de Minas, a grande responsável por tudo e merecedora de todas as honras”, disse o subdefensor-geral.
Entregue tradicionalmente no dia 21 de abril, durante a solenidade do Dia da Inconfidência, em Ouro Preto, as edições de 2020 e 2022 não foram realizadas em decorrência das restrições relacionadas à pandemia de Covid-19. No ano de 2021 não houve indicados pelo mesmo motivo.
A honraria foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.