1 – Defensoria Especializada de Urgências Criminais atua durante a fase da prisão em flagrante delito e do inquérito policial e presta assistência jurídica ao preso em flagrante e a quem responde a inquérito policial.
Seguem alguns exemplos de atuação (fase inquisitiva):
2 – Defensorias Criminais atuam durante a fase processual e prestam toda assistência jurídica à pessoa denunciada, inclusive junto à Segunda Instância e Tribunais Superiores. Elas promovem a defesa integral durante o andamento de processos em curso nas Varas Criminais, de Tóxicos e nos Tribunais do Júri, praticando todos os atos necessários para que a pessoa processada obtenha a melhor defesa técnica possível.
3 – Defensoria atuante nos Juizados Especiais Criminais atua na defesa de pessoas indiciadas ou acusadas da prática de crimes de menor potencial ofensivo ou contravenções penais.
4 – Defensoria atuante em Execução Penal presta assistência jurídica às pessoas condenadas criminalmente e em cumprimento de pena. Seguem alguns exemplos de atuação:
5 – Núcleo Especializado em Execução Penal – NEEP presta assistência jurídica às pessoas condenadas criminalmente e em cumprimento de pena nas comarcas de Minas Gerais em que ainda não há Defensoria Pública instalada e atua com o objetivo de garantia de direitos na execução penal.
6 – Defensoria Militar realiza a defesa criminal de pessoa integrante da Policial Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, da ativa ou da reserva, nos processos em trâmite perante a Justiça Militar com abrangência em todo o Estado de Minas Gerais.
Clicando no botão abaixo, você terá acesso à página com os contatos das unidades da DPMG na Capital,
na Região Metropolitana e Interior de Minas. Ao acessá-la, localize a área ou a cidade de seu interesse.
Para municípios ainda sem Defensoria, recomendamos procurar o fórum da localidade para obter orientações.