Nesta sexta-feira (24/9), o defensor público de Minas Gerais Rodrigo Murad do Prado, participou do quarto encontro do minicurso “Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis”. Na conversa o defensor abordou a questão dos estrangeiros no sistema prisional.
Durante o encontro virtual, Rodrigo Prado destacou principalmente a importância de se entender sobre políticas migratórias – como a Lei de Migração – movimentos migratórios e os conceitos relacionados à migração.Além disso, falou a respeito do termo crimigração, ato de criminalizar de forma estereotipada o comportamento de estrangeiros imigrantes no país.
Ele pontuou também sobre o poder punitivo, xenofobia e a criminalização dessa parcela da população, que se torna vítima e suspeita frente à sociedade. “Os imigrantes não passam a ser vistos como pessoas que precisam de acolhimento, mas sim como pessoas estigmatizadas e visíveis aos agentes do poder punitivo”, concluiu Rodrigo.
O defensor finalizou ressaltando sobre o papel e atribuição de defensoras e defensores públicos no modo de lidar com a estigmatização dos estrangeiros e, ainda,a respeito da necessidade da criação de mecanismos para proteção e esclarecimento à população imigrante, com o objetivo de viabilizar o acesso dessas pessoas à justiça.
Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis
O minicurso “Sistema Prisional e Grupo de Hipervulneráveis” foi dividido em oito encontros temáticos, todos nas sextas-feiras, às 15 horas.
A abertura aconteceu no dia 20 de agosto e o encerramento será no dia 8 de outubro.
O curso debate temas diversos, como racismo, grupo de mulheres, estrangeiros, entre outros.
Não é necessário fazer inscrições.