Capacitação em Uberaba – A assessora administrativa da Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Uberaba, Geyzielle Dos Santos Pereira Fonseca, participou do curso de escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. A capacitação ocorreu entre os dias 23 e 26 de julho e foi ministrado pelo Instituto Acolher.
O curso. intitulado “Enfrentamento das violações de direitos, com ênfase em Escuta Especializada de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências”, tem como objetivo preparar profissionais da rede intersetorial para o enfrentamento de violências conta crianças e adolescentes.
Dentre os diversos temas, alguns dos conteúdos abordados no curso trataram da doutrina de proteção integral, do Sistema de Garantia de Direitos, de ações preventivas e como agir durante todo o processo, bem como as nuances da Lei 13.431/2017 e do Decreto 9.603/2018, que tratam da legislação que respalda o direito legal da escuta e proteção da criança e do adolescente.
“A experiência foi extremamente enriquecedora e me proporcionou uma nova perspectiva sobre a abordagem da violência em nossa comunidade. Compreendi melhor o fluxo do atendimento às vítimas e como podemos auxiliar ao compreender esse processo”, disse Geyzielle Fonseca ao relatar como foi sua participação.
A partir da capacitação, Geyzielle propõe sugestões para a Unidade de Uberaba acolher ainda melhor as pessoas assistidas. Entre elas a criação de uma sala voltada, não apenas à escuta de crianças e adolescentes em situação de violência, mas também para mulheres vítimas de violência, para que elas possam se sentir seguras em um ambiente acolhedor.
“Durante o curso, tive a oportunidade de fazer contatos valiosos e recebi materiais que pretendo usar para aprimorar o acolhimento em nossa Unidade. Acredito que com pequenos passos podemos realizar mudanças significativas para as pessoas que buscam nossos serviços”, finalizou Geyzielle Fonseca.