Defensoria Pública inicia curso de formação das novas servidoras e servidores concursados  

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais iniciou, nesta segunda-feira (12/8), o 1º Curso de Formação Inicial para Servidores Concursados da DPMG. Promovida por meio da Escola Superior (Esdep) e da Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO), a capacitação tem como objetivo proporcionar aos recém-ingressos uma imersão completa nas atividades e nos princípios da Instituição. 

Abertura foi realizada no auditório da Unidade I em BH – Fotos: Andréia Castro / DPMG

Ao abrir o evento, o subdefensor público-geral Nikolas Katopodis fez uma breve retrospectiva da evolução da DPMG em relação a seu quadro administrativo; e falou sobre especifidades da natureza da Instituição e do público atendido por ela. 

“A natureza da Defensoria Pública é prestar atendimento. Não dedicamos nosso trabalho a uma abstração. Quando se pensa em uma instituição jurídica, geralmente pensamos em questões e processos judiciais. É importante que vocês entendam que a Defensoria é diferente das demais Instituições de Justiça. Todo o nosso esforço é voltado para o atendimento de pessoas e as funções de vocês aqui convergem isso”, afirmou o subdefensor-geral. 

Sobre o público atendido pela Defensoria, Nikolas Katopodis pontuou vulnerabilidades diversas que demandam sensibilidade e humanização do atendimento. “É nessa dor que a Defensoria tem que atuar, é uma atuação em que temos que nos dedicar ao outro”, disse. 

O subdefensor público-geral Nikolas Katopodis e o corregedor-geral Frederico de Sousa Saraiva abriram a capacitação 

Ao finalizar sua fala de abertura, o subdefensor deu as boas-vindas e fez agradecimentos aos novos servidores. “O concurso terminou, agora começa a carreira. Agradeço vocês por terem aceitado a missão de construir um Estado de Minas Gerais melhor. Esperamos contar com vocês para esta missão, que é muito árdua”. 

Também presente na abertura da capacitação, o corregedor-geral da DPMG, Frederico de Sousa Saraiva, aconselhou as novas servidoras e servidores a aproveitarem ao máximo o curso de formação. Ele observou que a horizontalidade da Instituição não significa ausência de regras, assim como o emprego da tecnologia não pode resultar em distância entre a Defensoria e seu público. 

Fechando a abertura, o subdefensor-geral representou a secretária do Conselho Superior, defensora pública Camila Umpierre, e falou um pouco sobre as atribuições e dinâmica do órgão. 

Após a abertura foi feita a apresentação das defensoras e defensores que integram a alta administração da Defensoria Pública mineira

O curso de formação segue até 30/8. Confira a programação abaixo: 

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.