Defensoria de Minas participa da cerimônia de anúncio da ampliação do Teste do Pezinho
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Ampliação do Teste do Pezinho – Nesta quarta (30/4), a chefe de Gabinete da DPMG, Caroline Loureiro Goulart Teixeira, representou a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias na cerimônia em que o Governo de Minas anunciou o início da triagem das 60 doenças do Teste do Pezinho e da nova fase do programa. O exame identifica doenças raras de natureza metabólica, genética e infecciosa nos primeiros dias de vida dos bebês.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) vem avançando de forma contínua, passando a incluir novas condições, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento especializado para milhares de crianças mineiras.
A partir de 2022, o processo de ampliação ganhou força: além da inclusão progressiva de novas doenças, o atendimento foi qualificado e a logística no transporte de amostras e insumos avançou.
Em 2024, a segunda fase da ampliação elevou o número de doenças triadas para 23. Em fevereiro de 2025, outras 25 foram incorporadas. E agora, em abril, mais 12 condições foram incluídas, completando a terceira fase da expansão e alcançando a marca de 60 doenças detectáveis pelo Teste do Pezinho.
A cerimônia aconteceu na Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema; do secretário de Estado de Saúde; Fábio Baccheretti; e do secretário de Estado de Governo (Segov), Marcelo Aro; entre outras autoridades.

Com informações da Agência Minas.