Defensoria Pública encerra Semana da Inclusão com a exibição do documentário “Depois de Nós” e roda de conversa sobre os desafios das pessoas com deficiência
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou, na tarde desta sexta-feira (5/9), a exibição do documentário “Depois de Nós” seguida de roda de conversa sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência intelectual diante da ausência de suporte familiar. O encontro encerrou a programação da “Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência” e foi realizado no auditório da Unidade I da DPMG, na capital.
Coral Bora Cantar Diversidade
Aberto ao público, o evento teve início com a apresentação do Coral Bora Cantar Diversidade, que emocionou os presentes com repertório marcado pelo incentivo à convivência inclusiva.
O Coral, com atuação em Belo Horizonte, é composto atualmente por 27 mulheres e tem o objetivo de acolher a todos, seja pessoa com deficiência ou não, sem distinção de gênero, raça ou classe social.

Documentário “Depois de Nós”
Na sequência, foi exibido o documentário “Depois de Nós”, dirigido por Ana Zuleima Luscher e Isabel Lacerda. A obra aborda a preocupação de famílias sobre o futuro dos filhos com deficiência intelectual diante da ausência dos cuidadores. O filme reúne relatos de pais e profissionais da saúde mental, discutindo a falta de políticas públicas voltadas ao acolhimento e à autonomia dessas pessoas.

Roda de conversa
Após a exibição, o evento contou com uma roda de conversa com o tema “A falta de perspectiva para acolhimento das pessoas com deficiência intelectual na ausência da família”. A mediação foi conduzida pelo coordenador estratégico de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro.

O defensor público destacou a relevância de iniciativas como essa para a construção de políticas públicas. “Por isso é tão importante realizarmos e participarmos desses eventos. Nesta semana, dedicada à inclusão, tivemos a oportunidade de encerrar as atividades com um momento igualmente significativo. Assim como a abertura foi marcante, o encerramento também precisava ter esse peso e eu fiquei muito feliz de poder estar aqui com vocês”, afirmou.

Na ocasião, o coordenador também agradeceu à Defensoria Pública pela promoção do evento, reforçando a importância da instituição na defesa e valorização dos direitos das pessoas com deficiência.
O debate ainda foi marcado por reflexões sobre a urgência de políticas públicas que garantam proteção, autonomia e acolhimento às pessoas com deficiência intelectual, especialmente quando os familiares não estiverem mais presentes.
Também estiveram presentes no evento o médico psiquiatra da Rede SUS de Saúde Mental, Leonardo Quintão; a consultora de direitos das pessoas com deficiência da OAB; a socióloga, criadora do Coro Bora Cantar, co-diretora do documentário e mãe de pessoa com deficiência intelectual, Ana Zuleima Luscher; a diretora e montadora cinematográfica, Isabel Lacerda; auditora fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Patrícia Siqueira Silveira e integrantes do Coral Bora Cantar Diversidade.
Realização
A iniciativa é uma realização da Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), com o apoio da Escola Superior (Esdep).
Júlia Coelho — Estagiária sob supervisão da ASCOM