Canal de podcasts ‘Fala Defensoria’ oferece educação em direitos para a população

Por Assessoria de Comunicação em 25 de maio de 2020

O defensor público Roger Vieira Feichas, em atuação na unidade da Defensoria Pública em São Lourenço, criou o canal “Fala Defensoria”, voltado para o público em geral que queira orientações de procedimentos e atendimentos da Defensoria Pública.

No formato de podcasts – arquivo digital de áudio, transmitido via internet – o material é produzido no aplicativo Anchor e disponibilizado nas principais plataformas de distribuição, dentre as quais o Spotify, no endereço: https://open.spotify.com/show/1BMwF7zJv8KKGKfGAHhcPR?si=sAisQhk9Se-6dCan16Mt4g .

Estão disponíveis no canal três episódios: Orientações gerais sobre ação de alimentos (8:34 min); Orientações gerais sobre ação de alvará judicial (15:50 min); e Execução de alimentos (3:47 min). Em breve vai ao ar o episódio sobre Divórcio.

Fala Defensoria, canal de informações de utilidade pública aos ouvintes, abordando temas de interesse da população e visando à educação em direitos

De acordo com Roger Feichas, a ferramenta foi criada antes mesmo da pandemia da Covid-19 para que o assistido, ao agendar o atendimento, fosse orientado a respeito do processo, documentação necessária, acervo probatório e outras condutas importantes para o andamento da ação.

 “É uma forma da parte se sentir mais participativa, ter informações sobre o processo e o serviço que está sendo prestado (pela Defensoria), assim como também exercer a educação em direitos”, explica o defensor público. “Em muitos casos, o assistido, tendo conhecimento de todo o processo judicial, compreende que é possível encontrar uma solução extrajudicial que agiliza a solução da demanda”, completa.

Roger Feichas informa que, com a pandemia, os conteúdos dos podcasts estão sendo adaptados para o período, com instruções relativas ao atendimento virtual da Defensoria Pública. “Caso o assistido entenda que ainda assim é necessário o atendimento presencial, basta se reportar aos demais canais eletrônicos disponíveis, mas já com as informações necessárias para o atendimento”, explica.

Cristiane Silva/Jornalista DPMG

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