Defesa da Mulher

SERVIÇO / DEFESA DA MULHER

Saiba o que a Defensoria Pública de Minas Gerais pode fazer por você.

Defensoria especializada no atendimento qualificado de defesa dos direitos das mulheres em situação de violência de gênro. Realiza orientações jurídicas relativas às demandas judiciais e extrajudiciais, postulação e acompanhamento de medidas protetivas de urgência, nos termos da Lei n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), elaboração e distribuição de petições de família (divórcio, guarda, alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável e outras) e de petições iniciais de ações cíveis para a defesa de direitos individuais ou coletivos, decorrentes de violência de gênero contra as mulheres.

Defensoria Pública Especializada de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero – NUDEM-BH
ENDEREÇO:
Sede III da Defensoria Pública
Rua Araguari, 210, 5º andar, Barro Preto

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
Segunda a quinta-feira
Sexta-feira (apenas emergências)
Das 11h às 16h (dias úteis)

Contatos pelos telefones:
(31) 98475-2616 (chamada e WhatsApp)
(31) 98239-8863 (chamada e WhatsApp)
(31) 2010-3171
(31) 2010-3172
Você também pode encaminhar a sua demanda para análise para o e-mail: atendimentonudembh@defensoria.mg.def.br

Cartaz.pdf

ATENDIMENTOS DE URGÊNCIAS:
Segundas a quintas-feiras, das 13h às 16h, por ordem de chegada.

– Atribuição restrita à Comarca de Belo Horizonte, perante os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
– Ações de família (divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, regulamentação de visitas aos filhos, pensão alimentícia e partilha de bens), mediante agendamento.
– Acompanhamento de expedientes apartados de medidas protetivas de urgência (complementações, descumprimentos, impugnações, recursos, audiências).
– Encaminhamento para outras Defensorias ou outros órgãos da Rede.
– Atendimento psicossocial.
– Atuação extrajudicial, com participação em seminários, palestras, cursos, rodas de conversa e outros eventos de educação em direitos.

 

NO INTERIOR

Araguari
– Praça Getúlio Vargas 208 – Centro.
Tel.: (34) 3242-5020

Betim
– Av. Governador Valadares, 199, cobertura, Centro.
Tel.: (31) 98426-1517

Contagem
– Av. João de Deus Costa 338 – Centro.
Tel.: (31) 3390-2436 / 2466 | Celular institucional: (31) 98312-1809

Itajubá
– 
Rua Antonio Simão Mauad 149 – 2º andar – Centro.
Tel.: (35) 3622-1683

Juiz de Fora
– Av. Barão do Rio Branco 2281 – 10º andar.
Tel. (32) 3217-0443 – (31) 98324-6992

Montes Claros
– Rua Espírito Santo, 110 – Ibituruna.
Tel.: (38) 3222‐1361 | Celular institucional: (31) 98344-1896 | NUDEM: (31)98344-2042

Uberlândia
Av. Fernando Vilela, nº 1.313 – Osvaldo Rezende.
Tels: (34) 3255-5310 / (34) 3235-0799/  (34) 3237-2408

Varginha
– Rua Colômbia 263 – Vila Pinto.
Tel.: (35) 3222-8581 | (35)3223-2016

A atuação da Defensoria Pública tem como prioridade a solução amigável das demandas, realizando sessões de conciliação/mediação na unidade da Defensoria Pública e também no local do conflito, sempre que possível, de forma a promover a resolução de forma mais eficiente e mediante a construção de acordo que atenda a todas as partes.

Clicando no botão abaixo, você terá acesso à página com os contatos das unidades da DPMG na Capital,
na Região Metropolitana e Interior de Minas. Ao acessá-la, l
ocalize a área ou a cidade de seu interesse.

Questão 1
O QUE FAZER QUANDO NÃO HÁ DEFENSORIA NA COMARCA

Para municípios ainda sem Defensoria, recomendamos procurar o fórum da localidade para obter orientações.

Utilizamos cookies neste site para: melhorar a funcionalidade, personalizar a experiência de navegação, analisar o tráfego e para efeitos de marketing e publicidade personalizada. Veja nossa Política de Privacidade.

Cookies estritamente necessários: São aqueles cookies que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Os cookies de estatísticas, ou análises, traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anônima.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

A opinião do cidadão é importante para a constante melhoria dos serviços. Para críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas, Fale com a Defensoria.