Ação integrada reúne instituições no Taquaril para fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

O defensor público Rafael Henrique de Magalhães Souza, da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH), participou, na sexta-feira (9/3), de um encontro com técnicos da rede socioassistencial, lideranças comunitárias e mulheres do bairro Taquaril, na região Leste de Belo Horizonte. 

O objetivo da reunião foi ampliar conhecimentos, alinhar protocolos e aprimorar os procedimentos de atendimento, além de fortalecer a articulação entre os órgãos que atuam na prevenção e no enfrentamento à violência doméstica, de gênero e sexual na capital mineira. 

O evento, intitulado “Diálogos e Estratégias para o Enfrentamento à Violência Doméstica, de Gênero e Sexual”, foi promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte e realizado pelo Projeto Providência Taquaril, integrando a programação do Mês da Mulher. A iniciativa destacou a importância da atuação conjunta entre a segurança pública, o sistema de Justiça e as políticas sociais, assegurando informação qualificada, acolhimento humanizado e respostas rápidas às mulheres em situação de violência. 

Além da DPMG, estiveram presentes representantes do Grupamento de Proteção à Mulher (GEPAM) da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte; da 1ª Companhia de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pelo atendimento inicial e ações preventivas; da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil de Minas Gerais, encarregada da investigação e formalização dos procedimentos; e do Ministério Público de Minas Gerais, que atua na fiscalização da lei, na promoção da ação penal e em iniciativas de acolhimento e proteção, como a Casa Lilian. 

Durante o encontro, foram apresentados e discutidos os procedimentos de atendimento às mulheres em situação de violência, com explicações sobre as atribuições próprias de cada instituição e os canais disponíveis para acesso aos serviços, reforçando a importância de uma rede articulada e eficiente de proteção. 

Rafael Henrique de Magalhães Souza (3ª posição, à esquerda) participou, representando o NUDEM-BH

Com informações da PBH.