Consumidor

Na área do consumidor, a Defensoria Pública atua de forma a proteger, individual e coletivamente, os direitos de cidadãs e cidadãos em relações de consumo, com foco em práticas comerciais abusivas, cláusulas abusivas, problemas com produtos e serviços, superendividamento e qualidade de serviços públicos. 

Na área do consumidor, a Defensoria analisa contratos de consumo envolvendo:

Imóveis e bens
Imóveis e bens
Prestação de serviços
Prestação de serviços
Seguros diversos
Seguros diversos
Contratos bancários
Contratos bancários
Planos de saúde
Planos de saúde
Serviços públicos
Serviços públicos

Atende, também, nas questões relacionadas a vícios e defeitos de produtos, sendo que nesses casos a empresa tem, por lei, o prazo de 30 dias para resolução da questão.

Atuando também de forma preventiva, a Defensoria Especializada do Consumidor oferece atendimento para fornecer orientações legais, como se deve assinar ou não um contrato, especialmente, com contratos eletrônicos com a utilização de biometria.

A DPMG trabalha na área do consumidor com foco especial na atuação extrajudicial, buscando a solução amigável e consensual dos problemas, para alinhar os interesses entre as partes em negociações, recomposição de dívidas, análise e previsão de cláusulas contratuais, promovendo, assim, a resolução de forma mais eficiente que atenda aos interessados

Selecionamos alguns conteúdos para você conhecer mais sobre a atuação.

  • Cartilha: Consumidores 123 Milhas

    Cartilha: Consumidores 123 Milhas

    Apresentação do Plano de Recuperação Judicial (atualizada em 25/03/2024).

    Salvar cartilha
  • Código de Defesa do Consumidor

    Código de Defesa do Consumidor

    Lei que tem como objetivo proteger os consumidores e defender seus direitos

    Acessar CDC

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