Nesta terça-feira (5/12) foi realizada a entrega de brinquedos para as crianças e adolescentes atendidos pelo Hospital Fundajan, localizado em Janaúba, no norte de Minas Gerais. O momento contou com a colaboração do defensor público Gustavo Francisco Dayrell de Magalhães Santos, em atuação Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no município.
A campanha “DPMG e a Alegria de Viver” é uma parceria da Defensoria Pública, por meio de sua Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), com a Fundação Hospitalar de Janaúba, por meio do seu Centro Pedagógico Alegria de Viver.
A arrecadação das doações foi realizada de 2 a 25 de outubro na Unidade I da DPMG em Belo Horizonte e também nas Unidades em Janaúba e Montes Claros. Houve a arrecadação de brinquedos, jogos pedagógicos e itens escolares, como tintas, lápis de cor, giz de cera, massinhas, dentre outros.
O Centro Pedagógico exerce atividades dentro do hospital, buscando, por meio de ações lúdicas, recreativas e pedagógicas, integrar as crianças e adolescentes internados, e reduzir o estresse e a ansiedade associados ao ambiente hospitalar. Desta forma, contribui para uma recuperação mais rápida, tranquila e positiva.
Contação de histórias, musicalização, brincadeiras e oficinas de artes são algumas das atividades desenvolvidas, contribuindo para a melhoria na assistência à saúde.
O projeto colabora para a diminuição das diferenças sociais, promovendo um ambiente hospitalar diferente e acolhedor para todas as crianças e adolescentes de diferentes classes sociais acometidos de enfermidades e que são afastados de sua vida social. Além disso, proporciona continuidade lúdica à escolarização.