Colaboradora da Defensoria Pública é ‘Destaque Estudantil’ em evento idealizado pela Assprom  

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A estudante Karen Estefaneli Braga Cirilo foi uma das homenageadas no evento “Destaque Estudantil 2025”, promovido pela Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom), pela excelência no desempenho escolar e no processo de aprendizagem no ambiente de trabalho. A jovem atua no setor de atendimento da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), fruto da parceria entre a instituição e a Assprom. 

O evento “Destaque Estudantil” é promovido anualmente pela Assprom desde 2005 com o objetivo de valorizar o empenho dos estudantes tanto nos estudos quanto no trabalho. A edição deste ano aconteceu nesta quinta-feira (15/5), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), centro de Belo Horizonte. 

A colaboradora da Defensoria Pública, Karen Estefaneli, recebeu a homenagem pelo seu destaque no desempenho escolar e ambiente de trabalho 

Karen conta que era muito tímida e, por isso, ficou receosa quando chegou à Defensoria, principalmente por ter que atuar diretamente com as pessoas assistidas. “Era uma pessoa muito tímida e ansiosa também, não gostava de ficar assim no meio de todo mundo, por isso foi um pouco difícil, no começo, lidar com os assistidos”, disse a estudante.  

Com tempo e ajuda dos servidores e outros estudantes do setor de Atendimento, ela foi se desenvolvendo não só no trabalho, mas também na escola. “Trabalhar aqui me ajudou muito a melhorar, não sou tão tímida quanto antes, comecei a trabalhar e me soltei mais, estava fazendo atividade da escola, virei representante de turma, então me ajudou bastante a começar no mercado de trabalho”, conta Karen.  

Para a estudante, a conquista é uma prova de seu esforço e reconhecimento de sua dedicação, tanto por parte da Assprom quanto da Defensoria Pública. “É muito bom porque mostra para a gente, adolescente, que apesar de sermos novos, conseguimos nos esforçar e conquistar as pequenas coisas aos poucos. Tem muita gente que não acredita, acha que a gente não sabe o que está fazendo, mas se focar nisso desde o início, a gente consegue”, afirma Karen.  

Karen aproveita para dar algumas dicas aos estudantes que estão começando ou buscando sua primeira experiência. Ela ressalta que é importante não ter medo de perguntar, tirar uma dúvida ou assumir que não sabe sobre um assunto. “Eu também tinha medo de não saber fazer as coisas, mas é a nossa primeira vez trabalhando, então todo mundo sabe disso, eles estão ali para ajudar a gente e que qualquer coisa podemos perguntar, tirar dúvidas e pedir ajuda, isso não nos torna menos capacitados”.  

Davison Henrique, estagiário sob orientação da Ascom