Com o tema “Todas – Cada Voz Fortalece”, Defensoria Pública de Minas abre suas atividades da Semana das Mulheres 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Jornalista Larissa Carvalho abriu a programação com emocionante relato de superação como mãe e sua luta pela ampliação da prevenção e tratamento de doenças raras em crianças 

Um bate-papo com a jornalista Larissa Carvalho abriu a Semana das Mulheres na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) nesta segunda-feira (10/3). Larissa, que é mãe de Theo, um menino que nasceu com uma doença genética rara, e ativista pela ampliação do Teste do Pezinho no SUS, dividiu o palco com a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias e com a defensora pública Thaísa Amaral Braga Falleiros. 

Defensoras públicas, servidoras e estagiárias que acompanharam o evento com Larissa Carvalho no auditório da DPMG em BH – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG

Ao abrir o evento, Raquel da Costa Dias parabenizou e fez agradecimentos às mulheres que trabalham na Defensoria mineira, pontuando a capacidade multitarefas destas servidoras e a necessidade de também serem cuidadas. 

“Nós, mulheres, equilibramos muitos ‘pratinhos’ na vida. Cuidamos de todas e todos, é da nossa natureza, mas às vezes precisamos ser cuidadas também. O mundo já nos cobra muito. Que a gente se una e que cuidemos de nós mesmas também”, disse a DPG. 

DPG Raquel da Costa Dias, jornalista Larissa Carvalho e a defensora pública Thaísa Amaral Braga Falleiros

Durante o bate-papo, Larissa Carvalho compartilhou sua trajetória pessoal na luta pela ampliação das doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho no SUS.  

O filho da jornalista, Theo, nasceu com uma doença genética rara e só teve o diagnóstico correto com um ano e dez meses de idade, o que comprometeu seu desenvolvimento motor. A situação teria sido evitada se tivesse sido feito o Teste do Pezinho Ampliado, que investiga um número maior de doenças. Na época, o exame feito pelo SUS rastreava apenas seis doenças. 

A partir do diagnóstico, Larissa iniciou sua batalha para a ampliação da testagem, “para que outros Theos sejam descobertos e tenham a chance de terem o tratamento adequado em tempo hábil”.  

Em 2021 foi sancionada a Lei 14.154, incluindo, de forma gradual, mais 47 doenças no exame.  

Segundo a jornalista, em Minas Gerais, um ano após a inclusão de mais nove doenças no teste, foram identificados 258 bebês com alguma das doenças incluídas. 

“Todas – Cada Voz Fortalece” é o tema escolhido pela Defensoria Pública para celebrar o Dia Internacional das Mulheres deste ano. A campanha ressalta a importância da data e da busca por uma sociedade onde a igualdade e o respeito sejam para todas as mulheres. 

Ao longo do mês de março a Defensoria Pública promove e participa de diversas atividades ligadas à proteção dos direitos das mulheres. 

Confira as atividades já programadas: 

11/3 – terça-feira 

– 9h30 – Live pelo YouTube com defensoras públicas que atuam no interior. Tema “Competência Híbrida da Lei Maria da Penha: Desafios”  

14/3 – sexta-feira 

– 9h – Mutirão de atendimento às mulheres em frente à Unidade I da DPMG em BH, na Rua dos Guajajaras, 1707, Barro Preto.

– 10h – Palestra “O Direito à Felicidade: a transformação que começa em nós”, com a mentora de cultura organizacional Sâmara Borges. Presencial no Auditório da DPMG, com transmissão pelo YouTube. 

-14h – Círculo de diálogo – Mães de Pessoas com Deficiência – Presencial, no Centro de Conciliação e Mediação da DPMG em BH. 

Homenagens 

A defensora pública Isméria Tupinambá de Lélis Branquinho, que atua há 41 anos na DPMG, e as servidoras Helena de Almeida Pinho e Heidiane Soares Paranhos, com 33 e 21 anos de Casa, respectivamente, receberam uma homenagem em nome de todas as mulheres que trabalham na Defensoria Pública. 

Subdefensora-geral Karina Maldonado, servidoras Helena de Almeida e Heidiane Soares, e a defensora-geral Raquel da Costa Dias. A defensora pública Isméria Branquinho atua em Montes Claros e participou do evento de forma remota 

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.