Defensora-geral participa de inauguração de monumento que homenageia vítimas de Brumadinho 

Homenagem às vítimas de Brumadinho – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) foi representada pela defensora pública-geral do estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, na inauguração do monumento “Bruma Leve”, uma homenagem do Governo de Minas às 272 pessoas que perderam a vida no rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019.    

Raquel da Costa Dias (à esquerda) participou da cerimônia representando a DPMG – Gil Leonardi / Imprensa MG

Instalado em frente ao Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa, o monumento é composto por 272 peças lineares de tamanhos variados, posicionadas uma ao lado da outra. A peça mais alta tem 2,72 metros. Elas têm a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia. Essas peças também receberam placas com os nomes das vítimas. 

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Romeu Zema, de representantes do executivo estadual e da Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum). Também foram convidados familiares e amigos das vítimas e as Instituições de Justiça que assinaram o Acordo de Reparação – Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Ministério Público Federal (MPF). 

Governador Romeu Zema e a DPG conversam com o pai de uma das vítimas

A instalação do monumento foi anunciada em 2021 e tem como objetivo, além da homenagem, reforçar, com um marco na sede do Poder Executivo estadual, o compromisso do Poder Público em atuar para que desastres desta magnitude não se repitam em Minas Gerais.   

O monumento foi executado com recursos do Tesouro do Estado de Minas Gerais, sem relação com os investimentos do Acordo de Reparação. 

Com informações da Agência Minas.