Defensora pública de Minas palestra sobre barreiras para mulheres negras em curso de extensão promovido pela Defensoria Pública de São Paulo

Curso de Extensão na DPESP – A defensora pública Samantha Vilarinho, em atuação na Defensoria Especializada de Defesa das Mulheres em Situação de Violência de Gênero, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), ministrou palestra no Curso de Extensão Formação em Gênero e Raça para a Defesa dos Direitos das Mulheres.

A capacitação é uma realização do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, da Defensoria Pública de São Paulo (DPESP), em parceria com a Escola da Defensoria Pública de São Paulo (Edepe). O curso é dividido em três módulos, teve início em 2 de fevereiro e prossegue até 30 de maio.

Apresentação da defensora pública Samantha Vilarinho

A apresentação de Samantha Vilarinho ocorreu nesta sexta-feira (25/4), de forma virtual, transmitida pelo Youtube da Edepe. Ela abordou o tema “Mecanismos de enfrentamento da violência institucional de gênero e raça do Sistema de Justiça. Como efetivar na atuação defensorial?”, dentro do Módulo III – Violências de Gênero e Direito. A mediação foi da defensora pública da DPESP, Fernanda Costa Hueso.

A defensora pública apresentou dados estatísticas que ilustram as barreiras para mulheres negras na ocupação de espaços na sociedade, seja na esfera pública ou privada. Segundo ela, tal realidade reflete também no Sistema de Justiça. Ela aponta a falta de ações afirmativas capazes de mudar esse quadro.

Clique aqui para ver a palestra.