Defensora pública participa de reportagem em defesa dos direitos de comunidade tradicional no Norte de Minas 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), foi entrevistada pelo veículo jornalístico Brasil de Fato para a reportagem “Geraizeiros encurralados”, que trata das questões em torno do Território Tradicional Geraizeiro do Vale das Cancelas e da luta dessa comunidade pelo reconhecimento de suas terras. 

Na reportagem, a defensora Ana Cláudia Alexandre explica como a atuação da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) tem sido essencial para a garantia de que as mais de 400 famílias de geraizeiros que vivem na região do Vale das Cancelas – núcleo Tingui – tenham garantidos seus direitos de posse e uso das terras.

Além das falas de Ana Cláudia, o veículo também ouviu o testemunho de membros da comunidade, bem como especialistas na questão de impactos ambientais e desenvolvimento sustentável para investigar as consequências do avanço da monocultura de eucalipto e pinus, que ameaça a sustentabilidade ambiental e o modo de vida tradicional dessa comunidade. 

A reportagem é acompanhada por um documentário de 17 minutos, disponível no canal no YouTube do jornal Brasil de fato. Leia a matéria na íntegra. 

Assista ao documentário.