Defensora pública participa do seminário ‘Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’ na Câmara Municipal de Betim
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A defensora pública Kelly Bárbara de Oliveira Simplício, com atuação na Defensoria da Infância e Juventude, participou como palestrante no seminário “Faça Bonito Betim, proteja nossas crianças e adolescentes”, na tarde desta quinta-feira (15/5). O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Betim e faz parte da campanha nacional e municipal “Maio Laranja”, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Kelly Bárbara falou sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente e destacou a relevância de ações que mobilizem o público na luta em prol do bem-estar e segurança dos jovens.
No início de sua fala, a defensora pública enfatizou que a cultura da prevenção e denúncia é indispensável na sociedade. “A gente tem que pensar no Maio Laranja não apenas como uma campanha, precisamos ver ele como um chamado pela responsabilidade coletiva”, afirmou Kelly.
Durante sua participação, a defensora pública citou a ampla atuação da Defensoria em prol desta causa e alertou sobre a necessidade de conscientizar as crianças de seus próprios direitos, como o direito à vida, o direito a dignidade e o direito à integridade moral, física e sexual.
“O abusador sempre vai induzir a criança a ficar calada e a gente sempre tem que induzir a criança a falar. As crianças precisam saber onde elas podem recorrer para relatar essas questões”, ressaltou.
Por fim, Kelly compartilhou um breve resumo sobre o ciclo da violência contra crianças e adolescentes e enfatizou a importância de se entender como funciona o processo para instruir este público da melhor forma possível. A defensora se colocou à disposição para quaisquer demandas relacionadas as suas atribuições.
O evento também contou com apresentação musical orquestrada por crianças do Coral Salão do Encontro e com a presença de autoridades e entidades da área de proteção das crianças e adolescentes.

Além de conscientizar a sociedade betinense sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes, a iniciativa teve como objetivo incentivar a criação de políticas públicas eficazes no combate à violência contra os jovens.
Clique aqui para assistir na íntegra.
Júlia Coelho – Estagiária sob a supervisão da Ascom.