Defensoria de Minas participa de encontro nacional voltado para inovação e tecnologia para Defensorias Públicas

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

4°Enastic e 1°CNTI. Def acontecem  simultaneamente em Foz do Iguaçu e reúnem defensoras, defensores públicos e servidores de TI das Defensorias Públicas estaduais

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participa nesta semana do 4° Enastic Defensorias Públicas, em conjunto com o 1° Congresso Nacional de Tecnologia e  Inovação das Defensorias Públicas. O encontro, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), vai até o dia 27 de junho.

Consolidado em edições anteriores, a iniciativa promove discussões e inovações, com a troca de experiências e aprendizado sobre o futuro das Defensorias Públicas no Sistema de Justiça. O primeiro Enastic aconteceu na DPMG, em Belo Horizonte.

Equipe da DPMG troca experiências em busca de soluções tecnológicas no Enastic – Fotos: Cristiane Silva/DPMG

Traz, ainda, novas ideias, soluções e experiências para impulsionar ainda mais a modernização e fortalecer o papel das Defensorias Públicas na era digital.

Para a subdefensora pública-geral de Minas Gerais, Karina Maldonado, o encontro é um momento de compartilhamento de experiências, no qual as Defensorias Públicas podem se ver como uma instituição única. “Começamos a trabalhar de maneira mais colaborativa entre as instituições, com trocas de ferramentas, conhecimentos e experiências”.

Para Karina Maldonado o diferencial do Enastic está no fato de ser concebido especificamente para as Defensorias Públicas, suas necessidades e peculiaridades como instituição. “Estão presentes as Defensorias Públicas de todo o Brasil, inclusive a da União, com a participação de defensoras, defensores públicos e muitos servidores da área de TI, pois não é um evento que se destina apenas à classe, mas a toda a instituição”, completou a subdefensora-geral.

A encarregada de dados da DPMG, Rafaela Alvarenga (centro), durante sua apresentação

Proteção de dados

A encarregada de dados da DPMG, Rafaela Alvarenga, foi a mediadora da mesa “Oportunidades e desafios da Proteção de Dados: adequação, governança e missão institucional”. Na abertura do painel, ela falou sobre a importância do encarregado de dados dentro da Instituição, principalmente no embasamento técnico das tomadas de decisões relacionadas à proteção de dados.

A encarregada de dados da DPMG abordou, também, a atuação colaborativa entre as Defensorias Públicas, tendo em vista a necessidade de se elevar o nível proteção de dados dentro das Instituições.

“É fundamental falar de colaboração e de crescimento e da qualidade dos serviços. Nesta edição do Enastic elaboramos a Carta de Intenções de Foz do Iguaçu, que busca trazer para as Defensorias Públicas um selo de qualidade, uma aliança pela proteção de dados com o objetivo de apoiá-las na construção da proteção de dados e sermos pioneiros na temática dentro do Sistema de Justiça”, disse Rafaela Alvarenga.

Participação

O grupo da DPMG presente em Foz do Iguaçu é formado por 15 pessoas, entre defensoras, defensores públicos, servidoras e servidores.

Além da subdefensora pública-geral, Karina Rodrigues Maldonado, estão  participando também a chefe de Gabinete, Caroline Loureiro Goulart Teixeira; a coordenadora da Cededica, Daniele Bellettato Nesrala;  a assessora de Planejamento e Infraestrutura,  Cryzthiane Linhares; as defensoras públicas Delma Messias, Isabella Pastore e Patrícia  Coelho e Silva; e os defensores públicos Bruno Fiorim e Moacyr Rabello.

Também participam a encarregada de dados, Rafaela Alvarenga Figueiredo; o superintende de TI, Giovanni Eliziario Iannini; e os servidores Gustavo Henrique Soares, da Escola Superior da DPMG; e Eduardo  Thierry Batista Leite, Luiz Philipe Azevedo Dias e Leonardo Bruno Possa Andrade, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); e Cristiane Silva, da Assessoria de Comunicação e Cerimonial.

Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.