Defensoria Pública apresenta o III Planejamento Estratégico 2026-2034 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) lançou seu III Planejamento Estratégico (PE). O documento contempla 32 projetos, divididos em 10 eixos a serem executados no período de 2026-2034. 

A apresentação para o público interno da Instituição aconteceu nesta terça-feira (10/2), no auditório, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo canal da DPMG no YoutTube (c/defensoriamineira) e marcou, ainda, o encerramento do II Planejamento Estratégico 2023-2025.  

Presentes na exposição do projeto a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; a subdefensora pública-geral administrativa, Karina Rodrigues Maldonado; a subcorregedora-geral Ana Cláudia Almeida Leroy; o secretário do Conselho Superior da DPMG, defensor público Rafael de Freitas Cunha Lins, e o gerente executivo da Fundação Getúlio Vargas Projetos, André Andrade; além de defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores da Instituição. 

Em sua fala, a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias fez um balanço dos desafios da execução do II Planejamento Estratégico. “Hoje me sinto muito honrada e feliz quando vejo que conseguimos concluir o segundo e estamos entregando um terceiro planejamento estratégico, muito mais ousado, que faz com que a sociedade nos olhe e saiba o que fazemos e o que podemos promover de transformação social”.   

Defensora-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa DiasFotos: Bryan Carvalho/DPMG

Apresentação 

A apresentação foi feita pela assessora de Administração Estratégica e Inovação, Carolina Aida Lopes Alves, e pelo consultor da equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo projeto de construção do III Planejamento Estratégico da DPMG, professor doutor Luiz Lourenço de Mello Filho.  

Na abertura, a assessora destacou o momento significativo para a Defensoria de Minas com o encerramento de um ciclo estratégico e, ao mesmo tempo, o início de um novo horizonte institucional. “O segundo PE representou, acima de tudo, um ciclo de fortalecimento da cultura de planejamento que hoje integra a nossa forma de atuar. Foi também um ciclo de aprendizados, amadurecimento institucional e de construção coletiva em que se investiu em organização e métodos em prol da nossa visão de futuro”.  

Assessora de Administração Estratégica e Inovação, Carolina Aida Lopes Alves

Carolina Aida disse, ainda, que mais do que metas e projetos específicos, o planejamento que se encerrou deixou como legado uma base sólida, que permitiu a Instituição crescer com maior coerência, previsibilidade e alinhamento com as atividades constitucionais. “Esse legado não se encerra aqui; ao contrário, ele permanece e sustenta os próximos passos da Defensoria Pública”, completou.  

Planejamento Estratégico 2026-2034 

O terceiro Planejamento Estratégico da DPMG nasceu a partir do aprendizado institucional de fortalecimento da cultura de planejamento, de acompanhamento dos custos e da incorporação de práticas sustentáveis, com uma estrutura mais robusta, uma metodologia mais aprimorada e uma visão integrada de médio e longo prazo. “Trata-se de um planejamento que dialoga com a complexidade do contexto que estamos vivendo, com os desafios da gestão pública e com as demandas crescentes da sociedade”, explicou Carolina Aida.  

A construção deste novo planejamento, apresentada pelo prof. doutor Luiz Lourenço de Mello Filho, foi conduzida de forma técnica, participativa e responsável, contando com o apoio da Fundação Getúlio Vargas. Essa nova etapa é resultado de um trabalho criterioso, que teve início com o diagnóstico organizacional, composto por quatro frentes: análise do arcabouço legal, análise do II Planejamento Estratégico, entrevistas semiestruturadas com defensoras e defensores, gestores e gestoras na Instituição, além da pesquisa com 233 pessoas assistidas em 15 municípios mineiros.  

Prof. doutor Luiz Lourenço de Mello Filho

Após a fase de diagnóstico, foi feita a definição da identidade institucional com o alinhamento estratégico (missão, visão e valores); revisão e construção do mapa estratégico; revisão, identificação e priorização de projetos estratégicos; revisão, definição e detalhamento de indicadores e metas que culminaram no Modelo de Governança e Gestão Estratégica.  

Palestras  

A programação deu continuidade com a palestra do diretor executivo de Planejamento e Orçamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), João Victor Rezende, que falou sobre o tema “Planejamento Estratégico”. Na sequência, a auditora e coordenadora do Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão do Tribunal de Contas da União, Marcela Timóteo, abordou o tema “Equidade, Diversidade e Inclusão”.   

Cristiane Silva, jornalista/DPMG


Lançamento do III Planejamento Estratégico da DPMG (2026-2034)