Defensoria Pública de Minas abre o I Mutirão do Consumidor com atendimentos para solucionar pendências nas contas de água e energia 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Começou nesta segunda-feira (23/6) a primeira edição do Mutirão do Consumidor, com atendimentos sobre pendências nas contas de água e energia, como inadimplência, cobranças indevidas e outras. Além de Belo Horizonte, a iniciativa é realizada nas unidades da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Araçuaí, Betim, Janaúba, Pirapora e Varginha. Os serviços seguem até o dia 27/6 (sexta-feira). 

O projeto é uma iniciativa da DPMG, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC). O objetivo é atender demandas das assistidas e assistidos com alguma pendência junto à Cemig e à Copasa, garantindo os direitos das consumidoras e consumidores em situação de vulnerabilidade. As duas concessionárias participam das sessões de conciliação.   

Conceição Estevão Martins estava com pendência na Copasa e procurou o Mutirão em Belo Horizonte. A assistida conta que o atendimento ocorreu dentro de suas expectativas, tendo sido rápido, prático e eficiente. 

Conceição Estevão Martins saiu do Mutirão com sua pendência resolvida – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Os defensores públicos Lucas Faria Alves, Marco Paulo Denucci Di Spirito e a defensora pública Sabrina Torres Lamaita Ielo  foram os responsáveis pelos atendimentos na parte da manhã no Centro de Conciliação e Mediação da Unidade I da DPMG na capital.  

As defensoras públicas Paula Regina Fonte Boa Pinto, Carla Lima Dias França dos Santos e o defensor público Daniel Firmato de Almeida Glória participaram dos atendimentos na parte da tarde. 

“Estamos tratando demandas tanto da Copasa quanto da Cemig, e tivemos sessões na parte da manhã e da tarde. Serão mais de 200 atendimentos para solucionar as pendências com essas concessionárias”, afirma a defensora pública Paula Regina. 

Defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto durante as sessões de conciliação na unidade I em Belo Horizonte

O Mutirão do Consumidor segue até a próxima sexta-feira (27/6). São atendidas pessoas que se inscreveram para participar e que possuem demandas de divergência no faturamento e inadimplementos nas concessionárias, além de prestadas orientações jurídicas.   

Júlia Coelho, estagiária sob a supervisão da Ascom.