Nesta quarta-feira, 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) lança o ‘Glossário Antirracista’. O material está disponível na página da Instituição na Internet (clique aqui).
O glossário é mais uma ferramenta da Defensoria Pública para o combate à discriminação racial, contribuindo para a garantia de que todas as pessoas, independentemente da raça ou etnia, sejam tratadas da mesma forma: com igualdade, cidadania e respeito.
Além de chamar a atenção para palavras, expressões e frases usadas no cotidiano, que reproduzem o discurso preconceituoso ou reforçam rótulos, a publicação traz conceitos que podem contribuir para o combate aos estereótipos raciais e para a promoção de uma compreensão mais equilibrada sobre as questões de raça.
O Glossário Antirracista foi totalmente desenvolvido pela equipe de Redes Sociais da Assessoria de Comunicação da DPMG. “A proposta visual remete ao povo africano, buscando valorizar sua identidade por meio das cores, formas e elementos que marcam a diversidade linguística e étnica desta cultura, que é um dos pilares da formação da sociedade brasileira”, explicou Isabella Brandes, responsável pela identidade visual do projeto.
Idealizadora do projeto, a social mídia da DPMG, Jady Caroline, disse que o Glossário Antirracista foi pensado em razão do papel fundamental da linguagem na vida das pessoas, inclusive na luta contra o racismo. “Muitas vezes, expressões e palavras carregam histórias de opressão que passam despercebidas no nosso dia a dia. Esta é uma forma de educar e desconstruir preconceitos, dando visibilidade à importância da igualdade racial e ao respeito às identidades e culturas negras”.