A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou mais de 15 mil atendimentos extrajudiciais neste ano, considerando apenas os projetos e ações promovidos por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC). Destes, mais de 4 mil foram feitos pela Defensoria Itinerante. Os dados fazem parte do Relatório de Resultados de 2023 entregue à Defensoria Pública-Geral.
O relatório mostra também que em 2023 foram distribuídos mais de 23 mil exemplares de cartilhas que abordam Educação em Direitos, com temas relativas à proteção da mulher em situação de violência, racismo, atendimentos na área da Família, persecução penal, direitos de idosos, crianças e adolescentes, entre outros. As cartilhas foram entregues às assistidas e assistidos durante as ações realizadas.
O documento traz ainda números relativos a mutirões promovidos pela DPMG, como Direito a Ter Pai, das Famílias, Meu Documento, de Retificação de Nome e Gênero, de orientações e encaminhamentos a consumidores lesados nos casos da Clínica Arcata e da 123 Milhas. Também constam dados referentes aos Casamentos Comunitários realizados em Belo Horizonte e em Unidades da Defensoria no interior de Minas Gerais, além de convênios e acordos de cooperação firmados com outras instituições.
Clique aqui para ver o Relatório.