Defensoria Pública de Minas promove I Casamento Comunitário de Santana do Riacho, em parceria com o TJMG e o Município 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Uma bela cerimônia marcou o primeiro casamento comunitário promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no município de Santana do Riacho, na região da Serra do Cipó. Nove casais acompanhados por amigos e familiares participaram da celebração realizada no sábado, 8 de novembro, no Espaço Agro-Serra. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Cejusc local. 

Com o apoio de parceiros, a cerimônia contou com todos os detalhes tradicionais: marcha nupcial, tapete vermelho, troca de alianças e benção ecumênica para o tão desejado “sim”. 

Entrada dos casais no tapete vermelho — Fotos: Alessandra Amaral/DPMG 

Em suas palavras aos noivos e demais presentes, o defensor público Victor Matthaus Moreira Silva Cunha, que esteve à frente da ação, destacou o empenho e dedicação das instituições parceiras, apoiadores e voluntários, os quais tornaram possível a realização da iniciativa.  

Victor Matthaus registrou agradecimentos e, ao expressar seus votos aos casais, citou um trecho de um poema de Ferreira Gullar. “Como defensor público, eu me realizo dividindo este momento feliz com vocês. Em nome da Defensoria Pública, desejo felicidades, que os bons momentos se multipliquem e que vocês possam se sentir cheios de flores e passarinhos, como eu estou me sentindo”, disse. 

Defensor público e coordenador local da Unidade de Jaboticatubas, Victor Matthaus Moreira Silva Cunha 

O prefeito de Santana de Riacho, Fernando Ribeiro Burgarelli, salientou a importância da parceria entre as instituições para a realização do casamento e ressaltou o compromisso e a união familiar como valores a serem alimentados pelos casais. 

Prefeito de Santana de Riacho, Fernando Burgarelli 

O juiz de Direito e coordenador do Cejusc da comarca de Jaboticatubas, Rodrigo Fernando Di Gioia Colosimo, expressou sua “honra em representar o Judiciário nesta iniciativa que demonstra a preocupação social das instituições envolvidas”. 

O magistrado concedeu a palavra ao músico Alecsander, que, a convite da Defensoria Pública, participou da cerimônia executando peças ao violino, ao lado de seu colega Ivan, responsável pelo violão. 

Juiz de Direito Rodrigo Colosimo, ao lado do músico Alecsander

A vice-prefeita Josefina Maria de Freitas; a secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, Maria Carmosina Ferreira da Silva, e o vereador Adrian Junior do Couto também se pronunciaram, felicitando e parabenizando os noivos. 

Dispositivo das autoridades 
O juiz de Paz Carlos Alexandre Marques Silva fez a celebração oficial do casamento e o pastor Sérgio de Jesus Santos foi o responsável pela benção ecumênica 
Momento da troca de alianças  

Uniões  

Juntos há três anos, Gabriel e Natália ficaram felizes em oficializar a união por meio do Casamento Comunitário. “É uma oportunidade única. Nossa família já está completa e decidimos nos casar”, disseram. 

O casal e a filha, Maya, de 11 meses  

Com 20 anos de união, Cristiano e Beatriz também aproveitaram a iniciativa. “Era nossa vontade há muitos anos, mas sempre ia ficando para depois. Foi muito bom para nós a Defensoria fazer esse casamento”, contaram. 

Cristiano e Beatriz ao lado da filha Cristiane 

Cássia e Reginaldo acreditam que o casamento é muito importante para um casal e ficaram “muito gratos, pelo evento e pela atenção e carinho dos organizadores”. 

“Hoje é um dia muito importante para nós”, afirmaram os noivos 
Ornamentação especial  
Músicos Ivan e Alecsander  
Noivos e convidados 
Estagiária da unidade da DPMG de Jaboticatubas, Natália Santos; voluntária do evento Adalgisa Azevedo; defensor público Victor Matthaus; e o assessor técnico Mateus Augusto 

Parcerias 

Houve também entrega de bem-casados, sorteio de presentes e vouchers e recreação para as crianças.  

Uma ampla rede de solidariedade, que uniu empresários e comerciantes locais, possibilitou a realização da cerimônia. Espaço Agro-Serra; Rancho Cipó; MS Produções; Khaya Chalés; fotógrafos Ana Flávia Souza e Lucas Rodrigues; Ana Floricultura; ACM; Recreação Tia Buballo; Restaurante Grelhados da Serra; Bistrô Mineiro Cipozinho; Super Serra Mix; Mahalo Confeitaria; maquiadora Livia Maria; influenciadora digital Natalia Kênia; Magia e Encanto Decorações; e o músico David Lucas. 

De forma voluntária, as servidoras do Cejusc/TJMG Lilia Souza e Nicole Vinagre fizeram o cerimonial do casamento; ao lado da estagiária da DPMG, Natália Santos, que conduziu o evento como mestre de cerimônia.


Alessandra Amaral — ASCOM/DPMG. 
imprensa@defensoria.mg.def.br / (31) 3526-0456