Defensoria Pública de Minas promove palestra de conscientização em canteiro de obras sobre direitos das mulheres

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), realizou nesta segunda (3/10) mais uma palestra abordando a violência doméstica e familiar contra mulheres. Desta vez, o local escolhido foi o canteiro de obras de um prédio de alto padrão em construção no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.

No refeitório da unidade residencial – em fase de acabamento – a rotina de pintura, acabamento e ajustes estruturais dos quase 50 trabalhadores foi suspensa para que a defensora pública abordasse, ao longo de uma hora, temas de relevância como o machismo estrutural – sedimentado em nossa sociedade – e as mais variadas formas de violência praticadas contra as mulheres no ambiente familiar e profissional.

Sob o olhar atento da representante do Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon) e do técnico de segurança do trabalho da Construtora Castro, Samantha Vilarinho destacou a importância da conscientização social contra a violência doméstica à luz dos 16 anos da Lei Maria da Penha.

Samantha Vilarinho durante palestra para trabalhadores da construção civil – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Nas apresentações, a defensora pública apresentou dados da violência contra as mulheres em Minas Gerais, estado que é apontado como o que registrou o maior número de casos de feminicídios em 2021.  

Além de conceituar a violência contra mulheres e os casos em que se aplicam a Lei 11.340 (Maria da Penha), Samantha Vilarinho falou sobre os cenários em que essa violência é cometida, os tipos (de natureza física, sexual, moral, patrimonial e psicológica) e ressaltou que tal violência pode ser cometida por pessoas com ou sem vínculo familiar e afetivo.

Samantha Vilarinho destacou ainda a atuação da Defensoria Pública de Minas Gerais na garantia ao acesso à justiça nas comarcas do estado, ressaltando a importância do alinhamento entre a Instituição e os órgãos municipais que atuam na defesa das mulheres, principalmente em situação de vulnerabilidade.

Samantha: “Conscientização é importante diante do aumento de casos de violência contra a mulher”

“O trabalho de conscientização realizado pela Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem-BH), da DPMG, é de grande importância, tendo em vista uma estatística que aponta para um crescimento significativo dos casos de feminicídios praticados contra as mulheres nos últimos meses em Minas. Conscientizar a população sobre essa violência, romper com esse ciclo de homicídios e apresentar alternativas que possam cooperar no combate a essa violência são ações necessárias para mudar essa rota sombria que, em definitivo, precisa ser combatida, principalmente no ambiente familiar“, destacou a defensora pública.              

Jacques Leal – Jornalista/DPMG