Defensoria Pública e CEJUSC abrem inscrições para o projeto ‘Caminho de Reconstrução’ em Brumadinho
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Iniciativa oferece espaço seguro de escuta para mulheres em situação de violência doméstica, apoio emocional e jurídico
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Brumadinho, abriu as inscrições para o projeto “Caminho de Reconstrução: Encontros Restaurativos para Mulheres em Situação de Violência Doméstica”.
A ação é voltada para o acolhimento de mulheres que enfrentam ou já enfrentaram relações abusivas e agressões nos seus lares e sejam moradoras da comarca de Brumadinho, incluindo os distritos de Aranha, Conceição de Itaguá, Piedade do Paraopeba e São José do Paraopeba.
A proposta é oferecer um ambiente seguro, onde as participantes possam compartilhar suas vivências, fortalecer vínculos, receber apoio jurídico e psicológico, além de encontrar caminhos para reconstruírem suas trajetórias de vida por meio da Justiça Restaurativa, com a metodologia dos Círculos de Construção de Paz.
Essa abordagem promove o diálogo, a escuta ativa e o entendimento mútuo como forma de resolução de conflitos, priorizando a restauração de vínculos e o empoderamento das mulheres, ao invés de focar exclusivamente na punição dos agressores.
Inscrições
As interessadas podem se inscrever até o dia 10 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos seguintes locais:
– Defensoria Pública em Brumadinho – Rua Governador Valadares, 268 – bairro Ipiranga.
– CEJUSC de Brumadinho – Rua Governador Valadares, 271 – bairro Ipiranga.
Também é possível realizar a inscrição via WhatsApp, pelo número: (31) 99653-8664 (CEJUSC).
Atividades
Os encontros começam no dia 12 de setembro e seguem até 5 de dezembro, sempre às sextas-feiras, das 9h às 10h30, no Fórum José Altivo do Amaral, localizado na Rua Governador Valadares, 271 – Bairro Ipiranga.
Ao longo de 12 encontros, serão abordados temas essenciais para o fortalecimento emocional e social das participantes, como:
Identidade e autoestima
Estabelecimento de limites
Relacionamentos saudáveis
Ressignificação de experiências
Escuta ativa e acolhimento
Estratégias de enfrentamento à violência
Dinâmicas de empoderamento e autonomia
Parceria e compromisso com a Cidadania
O projeto é uma realização conjunta da Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da unidade de Brumadinho, e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do CEJUSC local. A iniciativa reafirma o compromisso das instituições com a promoção dos direitos humanos, da dignidade da mulher com o apoio e cuidado para quem enfrenta a violência doméstica.
Esta será a segunda edição da ação.
